O Amapá, atualmente, enfrenta uma situação alarmante de violência, sendo considerado um cenário quase como de uma guerra civil faccionada. Encerrando o ano de 2022 no topo da lista dos estados mais violentos do Brasil, a situação não melhorou no primeiro semestre de 2023. De acordo com o monitor de violência do G1, os dados desse período apontam que o Amapá lidera o ranking de maiores aumentos de assassinatos no país.

A capital Macapá e sua vizinha próxima, Santana, destacam-se como os epicentros dessa escalada de violência. Surpreendente é o fato de que cerca de 95% do aumento nas mortes violentas intencionais concentra-se nessas duas cidades. Das 67 mortes a mais no estado, durante a comparação entre o primeiro semestre de 2022 e 2023, 64 delas ocorreram em Macapá e Santana.

Macapá, a capital do estado, sofreu um aumento substancial de 59% nos casos de crimes violentos, passando de 61 casos no ano de 2022 para 97 em 2023. Por outro lado, Santana, situada a apenas 17 km de Macapá, testemunhou um salto ainda mais drástico, com um crescimento de 118% no número de registros oficiais, indo de 21 para 49 casos no mesmo período.

Esses números alarmantes lançam luz sobre a urgente necessidade de medidas eficazes para conter a escalada da violência no Amapá, especialmente nas cidades de Macapá e Santana. O poder público e a sociedade como um todo devem se unir para buscar soluções que garantam a segurança e o bem-estar dos cidadãos, bem como investigar as causas subjacentes a esse aumento perturbador de crimes violentos.

Deixe um comentário

Tendência

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora