Macapá, a capital do Amapá, já está em clima de eleições municipais e a política local começa a se movimentar nos bastidores. O atual prefeito, Dr. Furlan, surge como o grande favorito para a reeleição, graças ao seu mandato ativo com muitos avanços na capital, o que lhe rendeu grande apoio político e reconhecimento da população. O prefeito é um médico renomado e ex-deputado estadual, que tem ao seu lado lideranças políticas importantes, como o Senador Lucas Barreto e Kassyo Ramos, entre outras.

Dr. Furlan

Apesar disso, outros nomes surgem na disputa, como Josiel Alcolumbre, empresário e jornalista, irmão do senador Davi Alcolumbre, que perdeu a eleição para o atual prefeito, mas já se articula para uma revanche. Josiel conta com o apoio de ex-governador Waldez Góes e do atual governador Clecio Luis, que enfrenta muitas críticas por conta da saúde precária no Estado.

Josiel Alcolumbre

Silvana Vedovelli também é cogitada, ela é a atual Secretária de Estado da Saúde do governo Clécio Luis no Amapá. É formada em enfermagem e possui especialização em clínica cirúrgica e obstetrícia. Com experiência na área da saúde desde 1999, Vedovelli trabalhou como diretora das Unidades Básicas de Saúde em Macapá antes de entrar para o quadro de servidores do Governo do Estado em 2007, por meio de concurso público. Como Secretária de Estado da Saúde, Vedovelli é responsável por gerir as políticas públicas de saúde no Amapá, que vem enfrentando grandes críticas pela má qualidade da saúde.

Silvana Vedovelli

Outro nome cogitado para a disputa é o de João Capiberibe, ex-prefeito, governador e senador, que atualmente está sem mandato e possui um capital político mais fraco. Nas eleições para governador em 2020, Capiberibe se uniu a Clécio Luis, Waldez Góes, Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre para derrotar o empresário Jaime Nunes.

João Capiberibe

Guaracy Júnior, pastor presidente estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular, empresário e agropecuarista, também é cogitado, mas sua campanha para senador em 2018 não decolou.

Guaracy Júnior

Por fim, Gianfranco Gusmão, professor de geografia há mais de 20 anos na rede pública estadual, ex-diretor de formação política e sindical do Sinsepeap e integrante do PSTU desde 1996, foi candidato ao governo em 2018 e a prefeito de Macapá em 2020 e pode ser uma das vias para sucessão do prefeito Dr. Furlan. No entanto, Furlan segue forte na disputa, com grande aceitação entre a população da capital amapaense.

Gianfranco Gusmão

Deixe um comentário

Tendência

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora